Bom, há muito tempo já pode ser visto como a história da
nossa aviação é tratada. Não há nenhum respeito por aqueles que deviam proteger
e guardar nossas relíquias. Um país sem memória e cultura.
Me refiro com indignação ao que aconteceu dia 31/01/2020 no
Rio de Janeiro, mais precisamente no aeroporto do Galeão, quando o antigo DC-3
da extinta Varig, de matrícula PP-VBF foi picotado sem dó em uma área próxima aos
hangares da TAP ME e da antiga fundação Rubem Berta.
A aeronave em questão não se trata de qualquer avião, ele
foi fabricado em 1942 e foi usado na segunda guerra mundial pelas forças aéreas
do exército dos Estados Unidos, USAAF, como C-47 Skytrin e posteriormente foi
convertido para transporte de passageiros e entre na década 50 à Varig.
Outra particularidade desse avião é que antes de ser
entregue a Varig, foi de posse de Howard Hughes, fundador da extinta e famosa
TWA (Trans Word Airlies), uma das companhias aéreas mais importante da história
americana, aonde chegou a pilota-lo.
Na Varig, PP-VBF transportou passageiros e cargas ao longo
de sua jornada na empresa, sendo aposentado em 18 de agosto de 1971. Seu último
voo foi na ponte aérea Rio-São Paulo.
A própria Varig restaurou o avião, após ele ficar um tempo
estocado, e o colocou em exposição ao público no aterro do Flamengo, porém anos
depois ele foi retirado do local e ficou exposto ao lado do hangar da empresa
no aeroporto do Galeão até ser destruído pelos responsáveis da massa falida da
Varig, a empresa flex.
Não há palavras para descrer tamanha atrocidade e
infelizmente ninguém será punido, o que nos resta é lamentar.
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