quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

O SUMIÇO DO VOO VARIG 967 COMPLETA 40 ANOS




Em 30 de Janeiro de 1979 decolou do aeroporto de Internacional de Narita em Tóquio, no Japão, o voo Varig 967 com destino ao Rio de Janeiro com escala em Los Angeles nos Estados Unidos. A aeronave que fazia rota era um Boeing 707-300 cargueiro, de prefixo PP-VLU e estavam a abordo 6 tripulantes, o comandante Gilberto Araújo da Silva, 1° oficial Erni Peixoto Mylius, 2° oficial Antonio Brasileiro da Silva Neto, 2° oficial Evan Braga Saunders, que neste voo estava atuando como co-piloto, e os mecânicos de voo José Severino Gusmão de Araújo e Nícola Expósito.

O Boeing cargueiro decolou por volta de 20h30, horário local e iria sobrevoar o oceano pacífico em um voo de mais ou menos 11 horas até a cidade de Los Angeles, mas 22 minutos depois da decolagem o avião sumiu dos radares. A aeronave estava carregada entre outros itens, quadros do pintor Manabu Mabe que estavam em exposição no Japão e na época custavam em torno de US$ 1,24 milhão de dólares. Até os dias de hoje nunca foram encontrado quaisquer vestígios do avião, e nem se sabe em que ponto do oceano ocorreu a queda se tornando assim um dos maiores mistérios da aviação comercial.

Várias teorias foram levantadas para tentar explicar o sumiço do voo Varig 967, entre elas, e a mais provável, é que a aeronave sofreu uma lenta despressurização na cabine fazendo com que a tripulação perdesse a consciência e o avião ficasse voando no piloto automático por várias horas até ficar sem combustível e cair em algum ponto remoto no oceano pacífico. Foram feitas várias buscas para tentar encontrar o avião, mais sem sucesso. 


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