sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Air France recebe seu primeiro A350.




A companhia Air France recebe hoje seu primeiro Airbus A350. A empresa encomendou 28 aviões desse modelo. A aeronave que recebeu o prefixo F-HTYA, fará um voo curto de Toulouse, aonde fica a fábrica da Airbus, até Paris, aonde ele será recebido com festa.

A companhia francesa colocará esse avião inicialmente nas rotas para Abidjan e Mali na África até o fim de setembro.


A nova aeronave irá estrear uma nova classe executiva da empresa com assentos Zodiac Optima, produzidos pela Safran. Os A350’ s da Air France contam com 324 assentos divididos em 3 classes, sendo 34 na classe executiva, 24 na Economy Premium e 266 na econômica.

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Delta Airlines anuncia aquisição de 20% do grupo Latam.



Na noite desta quinta-feira, 26/09, a companhia americana Delta Airlines anunciou a aquisição de 20% do grupo Latam em uma transação que gira em torno de U$$ 1,9 bilhões de dólares. Além disso, a Delta irá investir certa de U$$ 350 milhões de dólares para expandir sua parceria com a aérea brasileira.

Com esse anuncio, a Delta irá assumir boa parte das encomendas restantes do A350 para a Latam, além da aquisição de outras 4 aeronaves do mesmo modelo entre 2020 e 2025. Lembrando que a companhia brasileira subarrendou recentemente alguns aviões do modelo A350-900 para a Qatar Airways
.
Outra companhia brasileira foi afetada com essa anuncio. A Gol Linhas Aéreas, que tinha 9% de participação da Delta Airlines nas suas ações, e agora a aérea americana retirará esse investimento da Gol.

A Latam é o maior grupo aéreo da América do sul com filiais no Brasil, Chile, Argentina, Colômbia, Equador e Peru

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Primeiro A321 Neo da Azul recebe pintura



O primeiro A321 Neo da Azul saiu do hangar de pintura na fábrica da Airbus em Hamburgo-ALE.
Pode-se notar que a pintura esta diferente em relação a maioria dos outros aviões na frota da empresa. O "U" que geralmente é em azul mais claro, agora esta em cor única.

O primeiro A321 Neo da Azul receberá a matrícula PR-YJA, e esta configurado na versão ACF aonde permite que a aeronave receba 20 assentos à mais em relação as outras versões, podendo acomodar até 240 passageiros em uma configuração em classe única. Na frota da companhia brasileira, o avião será equipado com 232 assentos. A motorização escolhida pela Azul foi CFM-Leap-1A.

Azul pretende receber até o fim do ano, entre novembro e dezembro, até três A321 Neo e deverá usar esse avião para fazer as rotas domésticas de alta demanda.

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Força aérea brasileira recebe primeiro Embraer KC-390



A Embraer entregou hoje o primeiro KC-390 para a FAB (Força Aérea Brasileira). A aeronave foi entregue em uma cerimônia realizada na base aérea de Anápolis-GO, ala 2, e contou com a presença do Presidente Jair Bolsonaro e várias outras autoridades.

O avião que recebeu a matrícula FAB 2853, foi o primeiro a ser entregue de um total de 28 encomendados.  O KC-390 será o responsável por substituir os antigos C-130 Hércules força aérea brasileira. 

O KC-390 é produzido na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto, São Paulo. A aeronave foi desenvolvida pela FAB em conjunto com a fabricante brasileira e apresenta uma ótima eficiência em sua categoria. 
O avião é equipado com o sistema fly-by-wire que facilita a operação e aumenta a segurança, além de poder ser reabastecido em voo. Outras características dessa nova aeronave é a capacidade de poder operar em pistas não pavimentadas ou danificadas.


segunda-feira, 11 de março de 2019

BOEING 737 MAX DA ETHIOPIAN AIRLINES CAI LOGO APÓS A DECOLAGEM




Na manhã deste domingo, 10/03/2019, foi registrado mais um acidente com um Boeing 737 Max. A aeronave de prefixo ET-AVJ que pertencia a Ethiopian Airlines e fazia a rota Adis Abeba, capital da Etiópia para Nairobi no Quênia, decolou do aeroporto etíope por volta de 08h:38 horário local, e apenas 6 minutos depois caiu em um campo aberto a 50 Km de distancia de onde havia decolado. Haviam 157 pessoas abordo da aeronave, sendo 8 tripulantes e 149 passageiros, infelizmente não houve sobreviventes.



Esse já é o segundo acidente envolvendo um Boeing 737 Max, a mais nova geração do consagrado jato da Boeing. Em outubro de 2018 um outro Max da companhia Lion Air caiu minutos depois de decolar do aeroporto de Jakarta na Indonésia, também não houve sobreviventes.

Após mais um acidente envolvendo o modelo, várias companhias aéreas ao redor do mundo que operam o avião optaram em deixa-lo encostados até que a causa da queda do voo da Ethiopian seja esclarecido. No Brasil apenas a Gol Linhas Aéreas opera o avião que optou por continuar operando a aeronave.

sábado, 9 de fevereiro de 2019

OS 50 ANOS DO PRIMEIRO VOO DO GIGANTE 747



Em 09 de Fevereiro de 1969 voava pela primeira vez um avião que entraria para história da aviação comercial, se tratava da maior aeronave do mundo na época, e que além de encurtar distancias, se tornaria um avião que ficará para sempre na memória dos amantes da aviação.

O boeing 747, conhecido como rainha dos céus, devido ao seu tamanho e imponência, começou a ser desenvolvido pelos engenheiros da Boeing após a companhia Pan Am ter solicitado a fabricante americana uma aeronave maior, mais moderna, que pudesse voar mais longe que os atuais aviões da época e que também proporcionasse uma melhor economia de combustível em relação ao Boeing 707 que era o principal avião da companhia naquele momento.                                                                       

O 747 foi desenvolvido por mais de 4.000 engenheiros liderados por Joe Sutter, considerado o "pai" do projeto, e em tempo recorde o protótipo de numero de série RA001 e matrícula N7470 foi apresentado ao mundo em 30 de setembro de 1968 nas instalações da fábrica da Boeing em Everett, Massachusetts nos Estado Unidos.
O primeiro voo do jumbo ocorreu pouco mais de 4 meses após o Roll Out do avião e após vários voos de testes, e em dezembro de 1969 recebeu a certificação da FAA podendo assim ser operado pelas companhia aéreas. A primeira empresa a operar o novo avião foi a Pam Am, que ajudou no desenvolvimento da aeronave, e em janeiro de 1970 fez o voo inaugural na rota Nova Iorque - Londres.



Além da versão 100, a primeira a ser desenvolvida, o jumbo teve várias outras variantes como 747SP, -200, -300, -400 e atualmente a maior de todas as versões o 747-8i, que não teve tanto sucesso de vendas quando apenas três companhias fizeram pedidos desse modelo. O 747 também foi e é muito usado ainda como avião cargueiro devido ao seu tamanho e enorme autonomia.


No Brasil, a Varig foi única companhia a operar o 747, usando as variantes 200, 300 e 400,  que durante muito tempo foi o principal avião da empresa que fazia as rotas para Europa, Ásia e America do norte.






Mesmo aos 50 anos e depois da entrada em operação do A380 em 2007, atualmente o maior avião de passageiros do mundo, o 747 continua a reinar pelos céus, se tornando uma aeronave icônica e histórica. 

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

AZUL ACELERA A RENOVAÇÃO E AMPLIAÇÃO DA FROTA E CONFIRMA A CHEGADA DO A321 NEO

    Foto: Rafael Luiz Canossa

A Azul Linhas Aéreas anunciou que haverá nos próximos meses uma grande transformação na sua frota de aeronaves. A companhia irá adiciona 21 novos aviões da nova geração da Airbus e Embraer, além de confirmar a entrega de seis aeronaves E195E2, a empresa também confirmou a chegada de três unidades do novo A330-900Neo e mais nove A320Neo.


A grande novidade fica por conta da confirmação da entrada na frota dos novos A321Neo com três unidades do modelo sendo entregues esse ano. Companhia brasileira pretende receber esse avião na configuração ACF que permite a adição de mais assentos e aumentando a capacidade da aeronave para até 240 passageiros.
Azul se torna assim a primeira companhia brasileira a operar esse tipo avião e a segunda na América sul, sendo que a Avianca Colômbia foi a lançadora do modelo no continente.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

O SUMIÇO DO VOO VARIG 967 COMPLETA 40 ANOS




Em 30 de Janeiro de 1979 decolou do aeroporto de Internacional de Narita em Tóquio, no Japão, o voo Varig 967 com destino ao Rio de Janeiro com escala em Los Angeles nos Estados Unidos. A aeronave que fazia rota era um Boeing 707-300 cargueiro, de prefixo PP-VLU e estavam a abordo 6 tripulantes, o comandante Gilberto Araújo da Silva, 1° oficial Erni Peixoto Mylius, 2° oficial Antonio Brasileiro da Silva Neto, 2° oficial Evan Braga Saunders, que neste voo estava atuando como co-piloto, e os mecânicos de voo José Severino Gusmão de Araújo e Nícola Expósito.

O Boeing cargueiro decolou por volta de 20h30, horário local e iria sobrevoar o oceano pacífico em um voo de mais ou menos 11 horas até a cidade de Los Angeles, mas 22 minutos depois da decolagem o avião sumiu dos radares. A aeronave estava carregada entre outros itens, quadros do pintor Manabu Mabe que estavam em exposição no Japão e na época custavam em torno de US$ 1,24 milhão de dólares. Até os dias de hoje nunca foram encontrado quaisquer vestígios do avião, e nem se sabe em que ponto do oceano ocorreu a queda se tornando assim um dos maiores mistérios da aviação comercial.

Várias teorias foram levantadas para tentar explicar o sumiço do voo Varig 967, entre elas, e a mais provável, é que a aeronave sofreu uma lenta despressurização na cabine fazendo com que a tripulação perdesse a consciência e o avião ficasse voando no piloto automático por várias horas até ficar sem combustível e cair em algum ponto remoto no oceano pacífico. Foram feitas várias buscas para tentar encontrar o avião, mais sem sucesso. 


quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

A COMPANHIA BRITISH AIRWAYS PINTARÁ UM DOS SEUS 747 NAS CORES DA BOAC



A companhia British Airways pintará um dos seus Boeing 747 com o esquema de pintura da antiga BOAC (British Overseas Airways Corporation) em comemoração ao centenário da empresa britânica.

A aeronave em questão que será pintada é a de matrícula G-BYGC. O avião voará para Dublin na Irlanda aonde ela será repintada nas cores da BOAC, e posteriormente entrará em serviço a partir de 18 de fevereiro. Mais três aeronaves da companhia receberão pinturas retrô, mais British ainda não divulgou detalhes.



Essa pintura especial permanecerá no Boeing 747 até que a aeronave seja aposentada em 2023.
Os 747's da British serão substituídos gradualmente nos próximos anos por aviões mais modernos e eficientes como os A350 e 787's Dreamliner.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

UNITED AIRLINES ENCOMENDA MAIS 28 AVIÕES DA BOEING



A United airlines confirmou a encomenda de mais 28 aeronaves da Boeing, sendo 24 B737 MAX e 4 777-300ER. Com isso, o 777 alcança uma marca histórica, sendo o avião bimotor de maior sucesso da história com 2.000 encomendas para o modelo desde sua estréia na aviação comercial, que ocorreu em 1995 com a própria United sendo a companhia lançadora do modelo.

Essa nova encomenda custou ao todo $ 4.5 bilhões de dólares para empresa americana. A United é uma empresa que foi criada pela Boeing, mais teve que se separar da fabricante após intervenções do governo. Atualmente é umas das maiores companhias aéreas do mundo voando para mais de 300 destinos em todo o mundo e tendo uma frota composta por mais de 1.300 aeronaves de vários modelos.

Fonte: Assessoria de empresa da Boeing

AVIANCA BRASIL CANCELA TODOS SEUS VOOS INTERNACIONAIS



Infelizmente a situação da Avianca Brasil a cada dia que passa parece piorar. A empresa que se encontra em recuperação judicial, anunciou ontem 16/01 através de um comunicado o cancelamento de todos seus voos internacionais a partir do dia 31 Março deste ano.

Veja abaixo o comunicado da empresa:

"A Avianca Brasil informar que, para adequar sua operação à atual demanda de passageiros, irá descontinuar os voos diretos que partem de Guarulhos com destino a Santiago do Chile, Miami e Nova York, a partir de 31 de março de 2019.
A empresa segue focada em garantir a sustentabilidade do negócio e em manter a excelência do atendimento, que esta em seu DNA. Reforça que TODOS os demais 26 destinos estão preservados, e que continua operando normalmente, com mais de 240 voos diários. Ou seja, assim como em dezembro - mês em que foi a aérea com menor percentual de voos cancelados do país - seguirá transportando em segurança milhares de passageiros até seus destinos

Passageiros impactados: A Avianca Brasil entrará em contato com todos os clientes que compraram bilhetes para voos posteriores à data mencionada e os casos serão resolvidos individualmente."

O que se espera é que a Avianca devolva todos os seus 4 Airbus A330 que opera atualmente, sendo que a companhia já devolveu alguns aviões da sua frota por falta de pagamentos de leasing.
A empresa tem a até o dia 14 de fevereiro para apresentar o seu plano de reestruturação, caso contrário poderá ser decretada falida.

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

PRIMEIRO A330 NEO DA AZUL LINHAS AÉREAS É FLAGRADO JA COM OS MOTORES



O primeiro A330-900Neo da Azul Linhas Aéreas foi flagrado nas dependências da fabrica da Airbus já com seus motores instalados e sendo testados. Essa aeronave irá fazer alguns testes em solo e em voo antes da entrega para a companhia que esta programado para o mês de maio.



Esse avião receberá a matrícula PR-ANZ e será o primeiro de 5 aviões que a companhia brasileira irá receber nos próximos meses.
O A330Neo da Azul será equipado com os novos e modernos motores Rolls Royce Trent 7000, o único disponível para o modelo, que proporciona uma economia de combustível de até 15% em relação ao modelo anterior. A aeronave também é equipada com o novo interior Air Space da Airbus, que é exclusivo da nova geração do A330.

Ao todo a fabricante européia já registrou 235 pedidos firmes para o A330Neo de vários cliente pelo mundo.

Foto: Clemént Alloing

sábado, 5 de janeiro de 2019

JET BLUE TAMBÉM CONFIRMA AQUISIÇÃO DOS JATOS AIRBUS A220



A companhia americana Jet Blue confirmou a compra de 60 jatos Airbus A220-300 para renovação e ampliação da sua frota de aeronaves. A empresa, que foi fundada pelo americano/brasileiro David Neeleman, já opera com aviões da Airbus, sendo 193 aeronaves dos modelos A320 e A321, e também conta com uma encomenda para 85 A321Neo.

O diretor executivo da companhia Robin Hayes disse "Ao nos aproximarmos do nosso 20° aniversário, o impressionante alcance e economia do altamente eficiente A220, combinada com excelente desempenho de nossa frota existente de A321 e dos reestilizados A320, ajudarão a garantir a melhor experiencia a bordo para nossos clientes e atender às nossas necessidades e metas financeiras de longo prazo à medida que continuamos o crescimento disciplinado no futuro".

Outra empresa fundada por Neeleman recentemente foi a Moxy Airways, que também optou pelo A220 para compor sua frota. Esses aviões serão produzidos na fábrica da Airbus em Mobile no estado do Alabama-EUA aonde já se encontra uma linha de montagem dos modelos A320 e A320Neo.

O A220-300 é um avião com capacidade para até 160 passageiros em classe única e inicialmente era construído pela fabricante canadense Bombardier e que teve parte majoritária adquirida pela Airbus ano passado. A nova aeronave da Airbus é equipada com motores Pratt & Whitney PurePower PW1500G e pode percorrer até 5.500 Km.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

A MAIS NOVA COMPANHIA DE DAVID NEELEMAN CONFIRMA COMPRA DO JATO A220 DA AIRBUS



A nova companhia de David Neeleman que foi nomeada "Moxy Airways" confirmou a aquisição de 60 jatos A220-300 da Airbus. O empresário que também é fundador da Azul Linhas Aréas, Jet Blue, West jet e acionista da TAP Portugal, já confirmou que a nova empresa será focada no modelo ultra low-cost e fará sua estréia em 2021 nos Estados Unidos.

A Airbus confirmou que as aeronaves encomendadas pela Moxy serão montadas na fábrica da empresa em Mobile, no estado do Alabama.
Os plano da nova aérea de Neeleman foram revelados durante a Farnborough Air Show. "O A220-300 é o avião certo para uma nova companhia aérea que será focada no serviço de passageiros e satisfação. Com um baixo custo de operação e cabine espaçosa, o A220 nos permitirá oferecer aos passageiros tarifas mais baixas e uma experiencia de voo confortável e de alta qualidade. A capacidade do A220 de operar lucrativamente em mercados mais finos e mal servidos em um amplo espectro de alcances é unica".

O A220-300 é um avião com capacidade para até 160 passageiros em classe única e inicialmente era construído pela fabricante canadense Bombardier e que teve parte majoritária adquirida pela Airbus ano passado. A nova aeronave da Airbus é equipada com motores Pratt & Whitney PurePower PW1500G e pode percorrer até 5.500 Km.