A data é 11 de setembro de 2001, parecia apenas mais um dia normal para os cidadãos nova iorquinos, um dia de céu azul em mais uma bela manhã na cidade de Nova York.
Tudo começou a mudar quando naquela manhã quando um avião atingiu a torre norte do World Trade Center, naquele momento muitas pessoas acreditaram que o avião teria acertado o prédio acidentalmente, as autoridades também acreditavam nessa mesma teoria.
Mais logo surgiu a noticia que deixou todos intrigados, um voo comercial havia desaparecido dos radares, se tratava do voo 11 da American Airlines que era operado por um Boeing 767-200 (foto acima). O avião havia decolado do aeroporto internacional de Logan, Boston, Massachusetts com 92 pessoas abordo, e seu destino final deveria ser o aeroporto internacional de Los Angeles. Logo descobriram que a aeronave havia sido sequestrada e havia atingido a torre norte do World Trade Center. Começou ali um dos atentados terroristas mais mortais de toda a história.
Uma outra aeronave estava sobre suspeita de sequestro, se tratava do voo 175 da United Airlines, a aeronave em questão era um outro Boeing 767-200, ele também havia decolado do aeroporto internacional de Logan, Boston, Massachusetts, e seu destino final deveria ser o aeroporto internacional de Los Angeles. No avião haviam 56 pessoas abordo.
Às 09:03min o voo 175 atingiu a torre sul, e o pânico se espalhou por toda Manhattan, muitas pessoas ainda não estavam entendendo direito o que estavam acontecendo naquela manhã, as duas torre estavam em chamas e nos andares de baixo os bombeiros tentavam evacuar o prédio.
Pouco tempo depois as duas torre ruíram e veio abaixo matando milhares de pessoas que estavam no prédio, policias e bombeiros que ajudavam nos resgastes.
Um pouco distante dali, um outro avião havia indícios que também havia sido sequestrado, se tratava do voo 77 American Airlines, operado por um Boeing 757-200, que fazia a rota Washington - Los Angeles. A aeronave saiu de sua rota e mudou o código do seu transpônder, estando a bordo 64 pessoas. Pouco tempo depois o avião se chocou contra o pentágono, matando todas as 64 pessoas abordo e mais 125 no edifício.
Um quarto avião também foi sequestrado, se tratava do voo 93 da United Airlines, que operava a rota entre os aeroportos de Newark e São Francisco. A aeronave em questão era um outro Boeing 757-200, que estava com 37 passageiros abordo. Pouco depois do avião ter decolado, os sequestradores tomaram a aeronave e o desviaram da rota original. Suponha-se que a intenção dos terroristas era jogar o avião contra a casa branca, sede do governo norte-americano. Mais em um ato de bravura e coragem, os passageiros tentaram retomar o controle da aeronave, que infelizmente acabou caindo às 10:03 da manhã em um campo rural próximo a cidade de Shanksville, no estado da pensilvânia, matando todos a bordo.
Ao todo, quase três mil pessoas morreram nos atentados de 11 de setembro de 2001, entre passageiros dos aviões, pessoas que estavam nos edifícios, policias, bombeiros e funcionários do pentágono, uma tragédia que jamais será esquecida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário