sábado, 9 de fevereiro de 2019

OS 50 ANOS DO PRIMEIRO VOO DO GIGANTE 747



Em 09 de Fevereiro de 1969 voava pela primeira vez um avião que entraria para história da aviação comercial, se tratava da maior aeronave do mundo na época, e que além de encurtar distancias, se tornaria um avião que ficará para sempre na memória dos amantes da aviação.

O boeing 747, conhecido como rainha dos céus, devido ao seu tamanho e imponência, começou a ser desenvolvido pelos engenheiros da Boeing após a companhia Pan Am ter solicitado a fabricante americana uma aeronave maior, mais moderna, que pudesse voar mais longe que os atuais aviões da época e que também proporcionasse uma melhor economia de combustível em relação ao Boeing 707 que era o principal avião da companhia naquele momento.                                                                       

O 747 foi desenvolvido por mais de 4.000 engenheiros liderados por Joe Sutter, considerado o "pai" do projeto, e em tempo recorde o protótipo de numero de série RA001 e matrícula N7470 foi apresentado ao mundo em 30 de setembro de 1968 nas instalações da fábrica da Boeing em Everett, Massachusetts nos Estado Unidos.
O primeiro voo do jumbo ocorreu pouco mais de 4 meses após o Roll Out do avião e após vários voos de testes, e em dezembro de 1969 recebeu a certificação da FAA podendo assim ser operado pelas companhia aéreas. A primeira empresa a operar o novo avião foi a Pam Am, que ajudou no desenvolvimento da aeronave, e em janeiro de 1970 fez o voo inaugural na rota Nova Iorque - Londres.



Além da versão 100, a primeira a ser desenvolvida, o jumbo teve várias outras variantes como 747SP, -200, -300, -400 e atualmente a maior de todas as versões o 747-8i, que não teve tanto sucesso de vendas quando apenas três companhias fizeram pedidos desse modelo. O 747 também foi e é muito usado ainda como avião cargueiro devido ao seu tamanho e enorme autonomia.


No Brasil, a Varig foi única companhia a operar o 747, usando as variantes 200, 300 e 400,  que durante muito tempo foi o principal avião da empresa que fazia as rotas para Europa, Ásia e America do norte.






Mesmo aos 50 anos e depois da entrada em operação do A380 em 2007, atualmente o maior avião de passageiros do mundo, o 747 continua a reinar pelos céus, se tornando uma aeronave icônica e histórica. 

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

AZUL ACELERA A RENOVAÇÃO E AMPLIAÇÃO DA FROTA E CONFIRMA A CHEGADA DO A321 NEO

    Foto: Rafael Luiz Canossa

A Azul Linhas Aéreas anunciou que haverá nos próximos meses uma grande transformação na sua frota de aeronaves. A companhia irá adiciona 21 novos aviões da nova geração da Airbus e Embraer, além de confirmar a entrega de seis aeronaves E195E2, a empresa também confirmou a chegada de três unidades do novo A330-900Neo e mais nove A320Neo.


A grande novidade fica por conta da confirmação da entrada na frota dos novos A321Neo com três unidades do modelo sendo entregues esse ano. Companhia brasileira pretende receber esse avião na configuração ACF que permite a adição de mais assentos e aumentando a capacidade da aeronave para até 240 passageiros.
Azul se torna assim a primeira companhia brasileira a operar esse tipo avião e a segunda na América sul, sendo que a Avianca Colômbia foi a lançadora do modelo no continente.