quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

O SUMIÇO DO VOO VARIG 967 COMPLETA 40 ANOS




Em 30 de Janeiro de 1979 decolou do aeroporto de Internacional de Narita em Tóquio, no Japão, o voo Varig 967 com destino ao Rio de Janeiro com escala em Los Angeles nos Estados Unidos. A aeronave que fazia rota era um Boeing 707-300 cargueiro, de prefixo PP-VLU e estavam a abordo 6 tripulantes, o comandante Gilberto Araújo da Silva, 1° oficial Erni Peixoto Mylius, 2° oficial Antonio Brasileiro da Silva Neto, 2° oficial Evan Braga Saunders, que neste voo estava atuando como co-piloto, e os mecânicos de voo José Severino Gusmão de Araújo e Nícola Expósito.

O Boeing cargueiro decolou por volta de 20h30, horário local e iria sobrevoar o oceano pacífico em um voo de mais ou menos 11 horas até a cidade de Los Angeles, mas 22 minutos depois da decolagem o avião sumiu dos radares. A aeronave estava carregada entre outros itens, quadros do pintor Manabu Mabe que estavam em exposição no Japão e na época custavam em torno de US$ 1,24 milhão de dólares. Até os dias de hoje nunca foram encontrado quaisquer vestígios do avião, e nem se sabe em que ponto do oceano ocorreu a queda se tornando assim um dos maiores mistérios da aviação comercial.

Várias teorias foram levantadas para tentar explicar o sumiço do voo Varig 967, entre elas, e a mais provável, é que a aeronave sofreu uma lenta despressurização na cabine fazendo com que a tripulação perdesse a consciência e o avião ficasse voando no piloto automático por várias horas até ficar sem combustível e cair em algum ponto remoto no oceano pacífico. Foram feitas várias buscas para tentar encontrar o avião, mais sem sucesso. 


quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

A COMPANHIA BRITISH AIRWAYS PINTARÁ UM DOS SEUS 747 NAS CORES DA BOAC



A companhia British Airways pintará um dos seus Boeing 747 com o esquema de pintura da antiga BOAC (British Overseas Airways Corporation) em comemoração ao centenário da empresa britânica.

A aeronave em questão que será pintada é a de matrícula G-BYGC. O avião voará para Dublin na Irlanda aonde ela será repintada nas cores da BOAC, e posteriormente entrará em serviço a partir de 18 de fevereiro. Mais três aeronaves da companhia receberão pinturas retrô, mais British ainda não divulgou detalhes.



Essa pintura especial permanecerá no Boeing 747 até que a aeronave seja aposentada em 2023.
Os 747's da British serão substituídos gradualmente nos próximos anos por aviões mais modernos e eficientes como os A350 e 787's Dreamliner.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

UNITED AIRLINES ENCOMENDA MAIS 28 AVIÕES DA BOEING



A United airlines confirmou a encomenda de mais 28 aeronaves da Boeing, sendo 24 B737 MAX e 4 777-300ER. Com isso, o 777 alcança uma marca histórica, sendo o avião bimotor de maior sucesso da história com 2.000 encomendas para o modelo desde sua estréia na aviação comercial, que ocorreu em 1995 com a própria United sendo a companhia lançadora do modelo.

Essa nova encomenda custou ao todo $ 4.5 bilhões de dólares para empresa americana. A United é uma empresa que foi criada pela Boeing, mais teve que se separar da fabricante após intervenções do governo. Atualmente é umas das maiores companhias aéreas do mundo voando para mais de 300 destinos em todo o mundo e tendo uma frota composta por mais de 1.300 aeronaves de vários modelos.

Fonte: Assessoria de empresa da Boeing

AVIANCA BRASIL CANCELA TODOS SEUS VOOS INTERNACIONAIS



Infelizmente a situação da Avianca Brasil a cada dia que passa parece piorar. A empresa que se encontra em recuperação judicial, anunciou ontem 16/01 através de um comunicado o cancelamento de todos seus voos internacionais a partir do dia 31 Março deste ano.

Veja abaixo o comunicado da empresa:

"A Avianca Brasil informar que, para adequar sua operação à atual demanda de passageiros, irá descontinuar os voos diretos que partem de Guarulhos com destino a Santiago do Chile, Miami e Nova York, a partir de 31 de março de 2019.
A empresa segue focada em garantir a sustentabilidade do negócio e em manter a excelência do atendimento, que esta em seu DNA. Reforça que TODOS os demais 26 destinos estão preservados, e que continua operando normalmente, com mais de 240 voos diários. Ou seja, assim como em dezembro - mês em que foi a aérea com menor percentual de voos cancelados do país - seguirá transportando em segurança milhares de passageiros até seus destinos

Passageiros impactados: A Avianca Brasil entrará em contato com todos os clientes que compraram bilhetes para voos posteriores à data mencionada e os casos serão resolvidos individualmente."

O que se espera é que a Avianca devolva todos os seus 4 Airbus A330 que opera atualmente, sendo que a companhia já devolveu alguns aviões da sua frota por falta de pagamentos de leasing.
A empresa tem a até o dia 14 de fevereiro para apresentar o seu plano de reestruturação, caso contrário poderá ser decretada falida.

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

PRIMEIRO A330 NEO DA AZUL LINHAS AÉREAS É FLAGRADO JA COM OS MOTORES



O primeiro A330-900Neo da Azul Linhas Aéreas foi flagrado nas dependências da fabrica da Airbus já com seus motores instalados e sendo testados. Essa aeronave irá fazer alguns testes em solo e em voo antes da entrega para a companhia que esta programado para o mês de maio.



Esse avião receberá a matrícula PR-ANZ e será o primeiro de 5 aviões que a companhia brasileira irá receber nos próximos meses.
O A330Neo da Azul será equipado com os novos e modernos motores Rolls Royce Trent 7000, o único disponível para o modelo, que proporciona uma economia de combustível de até 15% em relação ao modelo anterior. A aeronave também é equipada com o novo interior Air Space da Airbus, que é exclusivo da nova geração do A330.

Ao todo a fabricante européia já registrou 235 pedidos firmes para o A330Neo de vários cliente pelo mundo.

Foto: Clemént Alloing

sábado, 5 de janeiro de 2019

JET BLUE TAMBÉM CONFIRMA AQUISIÇÃO DOS JATOS AIRBUS A220



A companhia americana Jet Blue confirmou a compra de 60 jatos Airbus A220-300 para renovação e ampliação da sua frota de aeronaves. A empresa, que foi fundada pelo americano/brasileiro David Neeleman, já opera com aviões da Airbus, sendo 193 aeronaves dos modelos A320 e A321, e também conta com uma encomenda para 85 A321Neo.

O diretor executivo da companhia Robin Hayes disse "Ao nos aproximarmos do nosso 20° aniversário, o impressionante alcance e economia do altamente eficiente A220, combinada com excelente desempenho de nossa frota existente de A321 e dos reestilizados A320, ajudarão a garantir a melhor experiencia a bordo para nossos clientes e atender às nossas necessidades e metas financeiras de longo prazo à medida que continuamos o crescimento disciplinado no futuro".

Outra empresa fundada por Neeleman recentemente foi a Moxy Airways, que também optou pelo A220 para compor sua frota. Esses aviões serão produzidos na fábrica da Airbus em Mobile no estado do Alabama-EUA aonde já se encontra uma linha de montagem dos modelos A320 e A320Neo.

O A220-300 é um avião com capacidade para até 160 passageiros em classe única e inicialmente era construído pela fabricante canadense Bombardier e que teve parte majoritária adquirida pela Airbus ano passado. A nova aeronave da Airbus é equipada com motores Pratt & Whitney PurePower PW1500G e pode percorrer até 5.500 Km.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

A MAIS NOVA COMPANHIA DE DAVID NEELEMAN CONFIRMA COMPRA DO JATO A220 DA AIRBUS



A nova companhia de David Neeleman que foi nomeada "Moxy Airways" confirmou a aquisição de 60 jatos A220-300 da Airbus. O empresário que também é fundador da Azul Linhas Aréas, Jet Blue, West jet e acionista da TAP Portugal, já confirmou que a nova empresa será focada no modelo ultra low-cost e fará sua estréia em 2021 nos Estados Unidos.

A Airbus confirmou que as aeronaves encomendadas pela Moxy serão montadas na fábrica da empresa em Mobile, no estado do Alabama.
Os plano da nova aérea de Neeleman foram revelados durante a Farnborough Air Show. "O A220-300 é o avião certo para uma nova companhia aérea que será focada no serviço de passageiros e satisfação. Com um baixo custo de operação e cabine espaçosa, o A220 nos permitirá oferecer aos passageiros tarifas mais baixas e uma experiencia de voo confortável e de alta qualidade. A capacidade do A220 de operar lucrativamente em mercados mais finos e mal servidos em um amplo espectro de alcances é unica".

O A220-300 é um avião com capacidade para até 160 passageiros em classe única e inicialmente era construído pela fabricante canadense Bombardier e que teve parte majoritária adquirida pela Airbus ano passado. A nova aeronave da Airbus é equipada com motores Pratt & Whitney PurePower PW1500G e pode percorrer até 5.500 Km.